Cãs's Blog : Alzheimer dentro de casa

sábado, 3 de outubro de 2015

Alzheimer dentro de casa


O Alzheimer é uma doença degenerativa que envolve a perda gradativa de diversas capacidades importantes para o ser humano, como linguagem, memória, cálculos e julgamento, planejamento e organização e, posteriormente, funções motoras.

Os indivíduos com a doença precisam intensamente do auxílio de cuidadores. Geralmente, a doença acentua características de comportamento comuns ao indivíduo ao longo da vida. 

Na alimentação dê preferência a locais tranquilos e iluminados   use cores contrastantes entre o prato e a toalha de mesa, isso o ajudará na visualização dos alimentos.

Utilize sinalizadores nas paredes, com setas indicando onde fica o banheiro, cozinha; isso ajuda na localização dentro de casa.

Adapte o banheiro às necessidades do idoso. Se o idoso for muito agitado, uma boa dica é começar o banho pelo pé.


Seja objetivo ao falar. Frases curtas são mais fáceis de serem compreendidas. Avisar sempre o que vai ser feito em seguida, isso desperta o idoso para a ação: "agora vamos comer, agora vamos tomar banho" etc.

Dormir e acordar sempre no mesmo horário ajuda o indivíduo com Alzheimer a ter mais noção do tempo e da passagem dos dias.


Se for o caso, na hora de contratar um cuidador, o importante é que ele seja simplesmente alguém que consiga ajudar a família a cuidar do idoso. Não precisa necessariamente ser um enfermeiro.

Fonte: www.einstein.br Sabrina Marcondes Teixeira   
Fotos: www.google.com.br     Vídeo: www.youtube.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário