Cãs's Blog : Musculação

sábado, 10 de outubro de 2015

Musculação

Musculação na terceira idade





A antiga imagem passiva da “cadeira do vovô” vem sendo substituída pela concepção de uma vida mais dinâmica e ativa. Associada ao alongamento, a musculação melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio, reduz significativamente os riscos cardíacos, os riscos de quedas, a osteoporose e as incapacitações físicas, ajuda a prevenir ou solucionar o sobrepeso e melhora a postura e o condicionamento psíquico.

Algumas doenças que vêm junto com o envelhecimento como a osteoporose, a hipertensão arterial, e o diabetes, as doenças degenerativas e as cardiopatias também podem se beneficiar dos exercícios. 

Assim, a musculação não só ajuda as pessoas a viverem mais como a terem uma melhor qualidade de vida.

Com a progressão da idade, nossa estatura começa a diminuir, os desvios da coluna aumentam, a coordenação motora se faz mais difícil, o equilíbrio diminui, mais gordura é acumulada e perde-se massa muscular.

A musculação pode minorar ou corrigir muitos desses males e quanto mais cedo ela for iniciada, melhores serão os resultados, mas ela pode ser começada a qualquer momento da vida, desde que os exercícios sejam perfeitamente adequados e orientados por um profissional habilitado e, de preferência, acompanhados por um personal trainer.

Ajuda na prevenção de muitas enfermidades como hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade. Em muitos casos complementa ou substitui a ação de medicamentos. Fortalece os músculos e diminui a pressão sobre as articulações e melhora a auto-estima ao inserir ou reinserir a pessoa em novas atividades.

Antes de iniciar qualquer atividade física, o ideal é obter a avaliação e a orientação de um médico da sua confiança para evitar futuros problemas.

Fonte: www.abc.med.br/ Fotos: www.google.com.br/ Vídeo: www.youtube.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário